Pregação do Segundo dia da Novena - Lucas Antônio



 MÃE DO PURO AMOR, FAZEI COM QUE AMEMOS JESUS CADA VEZ MAIS.


Por amor de nós, e para nossa salvação Deus enviou Seu Filho único através de Maria de Nazaré,  mulher humilde e temente a Deus. Este Filho, Jesus, reflete também o amor do Pai por nós em suas ações e aspirações, fato inegável até mesmo pelo mais ignorante dos ignorantes. Qualquer um, ao menos uma vez em sua vida já ouviu dizer dalgum feito extraordinário o qual teve como autor o dito Jesus de Nazaré.

Jesus que tanto nos amou como comprovado por suas demonstrações públicas continua a nos amar até os dias de hoje, embora desapercebido pelo descaso de muitos. O Filho de carpinteiro que sequer demonstrava grandeza veio se mostrar o caminho da salvação de todos nós. Jesus de Nazaré muito mais que um profeta foi o anunciador do Reino e da promessa da recompensa eterna, contudo como qualquer recompensa, exige um esforço, não é um brinde ou sequer um direito. O céu é nossa morada prima mas para reivindicar nossa patriação devemos observar o que nos orientou o Pai em todos os anos antes do messias e especialmente o que o mesmo Pai nos orientou por meio do seu filho, o próprio Cristo. O apostolo João em seu evangelho nos evidencia os dizeres de Jesus Cristo em seu décimo quinto capítulo, ao versículo nono: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.". Confirmamos nessas palavras a real necessidade de cumprir o propósito do Cristo, o propósito cristão: permanecer no amor de Jesus... Mas o que significa isso!? Justamente o que eu aqui dissertava, a palavra permanência implica compromisso, Ele não nos pede para o amar, mas permanecer o amando. O amor é uma via de mão dupla, não se pode amar sem ser amado, assim quer Jesus que o paguemos na mesma moeda, moeda essa de amor. Permanecer no amor do Cristo é receber o seu divino amor e também oferecer o nosso amor, por mais pobre e desvalido que possa parecer ante a divina majestade. Nós como pessoas, humanos, amamos e deixamos de amar, podemos ter amado alguém que hoje talvez não amemos mais, mas amamos e se esta houvesse pedido algum dia por nosso amor, nós de fato o demos e por consequência cumprimos com este pedido. O Cristo pede permanência, não que o amemos um pouco, ou em períodos, mas continuamente e ama-Lo é segui-Lo e obedece-Lo, é enveredar-se na trilha dos ensinamentos deixados por Ele para nós. Isso se evidencia no versículo seguinte do mesmo capítulo o qual citei: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.", Jesus nos ensina como permanecer no seu amor, e é através da persistência em seus ensinamentos, de suas ordens, e ainda mais mostra-nos que Ele mesmo o fez e faz com os mandamentos do Pai e por consequência permanece em seu amor.

A caminhada na vivência evangélica, na permanência no amor de Deus é difícil como toda e qualquer uma, haveremos de falhar por sermos imperfeitos e falhos e Deus em sua infinita misericórdia e amor nos deu meios para que nas insídias do trajeto possamos nos reestabelecer e continuar no projeto divino que finda na recompensa celeste. O perdão é esse meio sobredito, pois quem ama perdoa, e perdoa mil vezes ou mais porquê ama. Aquele que ama cuida e Deus cuida de nós sempre, sempre que permitimos que Ele tenha vez em nossa particularidade, o que se pode mostrar algo impossível mas que na verdade é possível, difícil mas possível. O desânimo de falhar pode e VAI nos querer fazer desistir, mas maior que o sacrifício é a recompensa, os anos de dificuldades serão recompensados pela morada do céu. E não só a  reconciliação que Deus nos deu como meio de reanimo, Jesus em sua agonia fixado à cruz ofereceu Maria, Sua Mãe como nossa própria. A Mãe do Cristo também nossa mãe, como toda mãe vela e ampara seus filhos, também ela por nós roga ao Filho que nos auxilie.

O Santo Bentinho do Monte Carmelo, o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo e a promessa sabatina são uma das inúmeras provas de seu amor por nós. Ao Simão Stock quis Maria assumir o compromisso de socorrer as almas ao sábado seguinte de suas mortes. E como nossa intercessora devemos recorrer a ela que rogue por nós ao Puro Amor, que é o Cristo Jesus. Toda mãe sabe como melhor falar com seu filho, assim também Maria é a melhor pessoa para interceder por nós, indignos e minúsculos ante a magnânima Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. O trilhar desse caminho é árduo e cheio de pranto, com poucos momentos de alegria, pois a alegria é um fragmento da recompensa de Deus para nós, cá não a acharemos em completude. Amparados por nossa Mãe e permanecendo no amor de Jesus possamos nos valer do que disse Ele ainda no décimo quinto capítulo do evangelho de João ao versículo décimo primeiro: "Eu vos disse isso, para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.". Como consequência da permanência no amor Dele, irradia Ele a Sua alegria sobre nós e a plenifica. Um dia haveremos de ter alegria perene, e esse dia é na nossa chegada ao céu onde já não haverá tristeza.


Maria, mãe do Puro Amor, que é o Cristo Jesus: ajudai-nos a permanecer em Seu amor.


Postagem Anterior Próxima Postagem