Carta aberta ao laicato Carmelita



MONSENHOR SPIRIDON MATTAR
POR MERCÊ DE DEUS E DESTE PRIORADO
DELEGADO EMÉRITO PARA AS ORDENS TERCEIRAS

Ao que possa interessar o Prior-Geral, o Colégio de Consultores, 
Priores Provinciais e Regionais, e demais frades carmelitas da Ordem do Carmo, 
monjas da Ordem Segunda do Carmo, e irmãos da Ordem Terceira do Carmo.


Vem a Mesa Administrativa da Ordem Terceira do Carmo pronunciar-se acerca de sua vinculação de dependência à Ordem do Carmo.

  A Ordem dos Irmãos Terceiros da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, ou simplesmente Ordem Terceira do Carmo foi fundada nesta realidade virtual em 2014 como ramo leigo da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, ou simplesmente Ordem do Carmo (conhecida como Ordem primeira). Nosso carisma, assim como os frades primeiros, é a vivência "em obséquio de Cristo" através da oração, trabalho e fraternidade. 

  Após a dissolução da Ordem do Carmo no fim de 2015, a Ordem Terceira do Carmo se manteve orfã de assistência espiritual definitiva, sendo assistida pelo seu fundador, Bender Sóbrio, e sendo substituído em sua ausência por diversos outros agremiados, sendo eles: Agnelo Rossi, Carlo Martinni, Júlio Castro, Sthevan Fitzwan, Marlindo Araújo, Lucas Antônio, Joseph Ratz, Angelo Lucianne, Vicenzo Pecci, Pietro Premoli, José Ratzinger e por mim, Spiridon Mattar. Em 2019 foi sugerido pelo então Noviço Vito Lavezzo submeter a Ordem Terceira do Carmo à assistência da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, para que houvesse uma assistência espiritual garantida e canônica, e assim fora feito.

  Tendo em vista a ereção canônica da Ordem do Carmo novamente nos dias atuais, e estando de igual forma como outrora, carente, veio a Ordem Terceira do Carmo requerer ao Colégio Moderador desta bendita Ordem Carmelitana que subsidiasse novamente nossa associação de fieis. Em função de nosso humilde apelo, quis esta administração acatar nosso pedido, nos anexando ao seu laicato de maneira imediata como lhes permite o direito da igreja.

  Atualmente a Ordem Terceira se compõe de 14 (quatorze) integrantes, sendo 5 (cinco) deles em estágio de formação e 9 (nove) canonicamente reconhecidos como Irmãos Terceiros pela consolidação de seus votos perpétuos. Continua sediada em Roma, com algumas igrejas mundo afora associadas ao Sodalício, algumas cuidadas por membros da Ordem, ou que nos foram entregues por delegação do ordinário local.

  Internamente é regida por Regra e Estatuto próprio, aprovado em Assembleia Geral e pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica em 16 (dezesseis) de agosto de 2020 (dois mil e vinte). Nosso Conselho Administrativo é composto por 5 (cinco) membros, atualmente contando com apenas 4 (quatro). Tudo isso que aqui é afirmado pode ser consultado em nosso site oficial indexado (clique aqui). 

   Ao Prior-Geral e demais delegados, aqui faço os votos de rogo à Santíssima Virgem do Monte do Carmo para que olhe benigna e favorável às vossas senhorias, intercedendo por vós neste plano no bom desempenhar de seus ministérios. Agradeço a cordialidade, sem mais, despeço-me rogando a intercessão da Santíssima Virgem a todos os leitores.


Dado em Roma, na Sede da Ordem Terceira do Carmo, 
aos 2 dias do mês de agosto do ano de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2021.


Mons. Frei Spiridon MATTAR
Procurador-Geral da O.T.C.
Postagem Anterior Próxima Postagem