Bula "Sancta Mater dat Ecclesia" - Pela qual se Decreta a Abertura da Ordem do Carmo


CLEMENS, EPISCOPVS

SEVUS SERVORUM DEI

 

Aos que chegarem está bula saudações e copiosas bençãos apostólicas.

 

Aprouve o Espírito Santo Paráclito me conceder a dignidade de sentar sob a Cátedra de São Pedro, pela qual governo todo orbe católico vigente nos muros de nossa Igreja particular do Habbo e com o divino ardor de apascentar o rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo, assistir as necessidades espirituais em volta do mundo, de maneira a saná-las de forma virtuosa e eficiente. E nós, a exemplo de Cristo que usando parábolas mostrou-nos a importância e necessidade de guiar um rebanho, voltando-me ao pedido da Ordem do Carmo para que se tornem uma ordem religiosa, e eu como sucessor do bem aventurado apostólo Pedro concedo a presente bula para que se dê a abertura da ordem para que possam "viver os conselhos evangélicos e testemunham o amor cristão vivendo em fraternidade." [1]

 

"O primeiro profeta de Israel, Elias, morando no Monte Carmelo teve a visão da vinda da Bem-Aventurada Virgem. Viu que ela se elevava em uma pequena nuvem, trazendo uma chuva providencial que salvaria Israel de uma grande seca. É um dos cultos mais antigos da Roma cristã, assim como a Ordem Carmelita que está ligada ao que foi escrito na Bíblia, quando se conta que Elias recebeu a profecia do Mistério da Virgem e Mãe sobre o nascimento do Filho de Deus." [2] 

 

O monte Carmelo ele tem uma importância para o cristianismo desde o antigo testamento, aonde o profeta Elias foi o primeiro a ter a visão quanto a vinda da bem aventurada Virgem Maria, em Maria nos é dado um exemplo singelo de simplicidade e de humildade, no primeiro capítulo do evangelho de São Lucas vemos isso, aonde ela diz “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”.(Lc 1, 38) Também exorto vós dilétos filhos da Ordem do Carmo a seguirem o exemplo da bem aventurada Virgem Maria a sempre serem obdientes para com a hierarquia da Santa Igreja, mas sobretudo com os vossos superiores da ordem.

 

Em conformidade com a Normativa Familiae Religiosae, após ter ouvido o parecer da congregação para as ordens religiosas, no uso de nossa autoridade apostólica, DECRETAMOS a abertura oficial da Ordem do Carmo, com o uso de todos os direitos dado as Sociedades de Vida Religiosa, bem como passa a ter os deveres inerentes a mesma, ficando a disposição da Congregação para as Ordens Religiosas para que se preste os devidos esclarecimentos, bem como caso necessário a congregação preste auxílio a ordem.

 

Ainda declaro que deverá ser celebrada solenemente a missa de Inauguração oficial da ordem, e que seja lida a presente bula na celebração, ainda delego para celebrar a Santa Missa de inauguração o Cardeal Dom Pedro Henrique Médici.

 

A pedido enviado da Ordem do Carmo enviado a Congregação para as Ordens Religiosas, sob o parecer favorável da Congregação para o Culto Divino, visto a dificuldade de se celebrar a festa de Nossa Senhora do Carmo no dia 16 de julho por causa da festa na realidade, por isso declaramos que a Ordem poderá celebrar a festa no dia 16 de agosto, dia após a festa da Assunção.

 

Também declaramos que a presente bula da validade apenas para a abertura da Ordem do Carmo, no caso queira anexar a ordem terceira do Carmo requer se uma nova avaliação por parte da Congregação para as Ordens Religiosas e a autorização da mesma.

 

Por fim rogo a bem aventurada Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Carmo, para que possa interceder pela Ordem do Carmo, e ao Espírito Santo Paráclito para que possa sempre iluminar toda ordem e aos seus supeiores para que sempre tomem decisões em prol da Ordem e que ele também possa ilumina toda a Santa Igreja para que imite sempre os passos de seus divinos fundadores.

 

Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para as Ordens Religiosas, aos 23 dias do mês de julho do ano jubilar da Santa Igreja de 2021.

 

+Clemens Pp. II

Pontifex Maximus

 

Eu o subscrevi,

Dom Pedro Henrique Card. Médici

Prefeito para as Ordens Religiosas  

__________________________

 

REFERÊNCIAS:

 

[1] TIAGO I. Normativa - Familae Religiosae. Cap. I, nº 1 Vaticano: 2021. Não Paginado. Disponível em: https://santaigreja-habbo.blogspot.com/2021/03/normativas-famili-religios.html

 

[2] VATICAN NEWS. Artigo - Nossa Senhora do Carmo, uma das devoções mais antigas e amadas. Vaticano: 2018. Não Paginado. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-07/nossa-senhora-carmo-devocao-igreja.html

Postagem Anterior Próxima Postagem